NUTRIÇÃO

shutterstock_309857060-2-1.jpg

TERAPIA ALIMENTAR

Esta terapia é voltada para os pacientes que apresentam dificuldade para comer ou seletividade alimentar.
O primeiro passo
é realizar a avaliação nutricional, o rastreio alimentar e a solicitação de exames bioquímicos, para identificar possível causa orgânica que possa estar influenciando negativamente a nutrição do paciente.
Após isso é realizado um teste de sensibilidade, para identificar possíveis causas motoras e/ou sensoriais que possam estar prejudicando a alimentação do paciente.
Com esses dados em mãos é traçado um plano terapêutico a fim de avançar na escalada do comer, de acordo com as necessidades e habilidades do paciente.

Após os ajustes de vitaminas e minerais ou de outras causas orgânicas, inicia-se a escalada do comer, onde passo a passo é modulado a forma como a criança responde ao alimento. Nesta escalada é trabalhada a tolerância à presença do alimento, capacidade de  interagir com ele, cheirar, tocar, provar até o momento de comer, reduzindo a preocupação, gerando conforto e autonomia.

Os benefícios da terapia alimentar são inúmeros, incluindo...

- Aumento do repertório alimentar ( o ideal é a criança aceitar  mais de 30 alimentos diferentes)

- Redução da neofobia alimentar (medo de alimentos novos).

- Retorno dos alimentos que ele(a) comia antes.

Comer é um ato aprendido, não é só dar a comida, é nutrir.

A terapia alimentar pode ser realizada com todos os pacientes, independentemente da idade, obtendo resultados importantes para as crianças com Autismo, TDAH, Síndrome de Down, entre outras.

Faça seu agendamento online. É fácil, rápido e seguro.