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PSICOPEDAGOGIA
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PSICOPEDAGIA
A Psicopedagogia estuda a aprendizagem em suas diversas relações e circunstâncias. Ela se ocupa do processo de aprendizagem, suas variações e da construção de estratégias para avaliar, intervir e dar suportes para a superação das dificuldades específicas de cada indivíduo, tendo como um de seus focos principais a autonomia no desenvolvimento da maturidade do pensamento e da cognição.
Através da avaliação psicopedagógica, é possível analisar o nível de desenvolvimento cognitivo em que o paciente se encontra, no que diz respeito a:
• Processos de aprendizagem – Associado ao desenvolvimento pessoal de competências, comportamentos, habilidades;
• Conhecimentos e valores que são adquiridos ou modificados através de experiências, observação, estudo e raciocínio;
• Conhecimentos prévios - servirão como um indicador para formular hipóteses, um instrumento para análise e um recurso para introduzir ajudas e melhorias aos novos processos de aprendizagem;
• Maturidade intelectual – servirá para compreender como o paciente processa informações em todos os âmbitos sociais, culturais e cognitivos. Avalia habilidades mentais, tais como atenção, memória, pensamento, raciocínio e criatividade.
A partir dessa avaliação, o profissional traça um plano de intervenção capaz de auxiliar o paciente a conquistar um melhor desenvolvimento cognitivo.
A capacidade de um indivíduo utilizar processos cognitivos para compreender, raciocinar e resolver situações concretas é reconhecida como determinante para a prática da cidadania, ademais, a inteligência, conceito frequentemente associado a estas habilidades cognitivas, é considerado o fator psicológico que melhor prediz o comportamento humano.