Rua Major Ricardo 145, esquina com Simon Bolivar. Valpraíso - Petrópolis
Tel: (24)-2017-1829 | (24) 2243-1508
Fonoaudiologia
FONOAUDIOLOGIA
Poucas pessoas sabem, mas a fonoaudiologia infantil vai muito além do que simplesmente ensinar crianças a falar. Hoje, o profissional dessa área é responsável por cuidados da audição, da articulação da fala e voz, da linguagem oral e também da leitura e escrita. Atua em pesquisa, orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento do sistema nervoso e sistema estomatognático incluindo a região cérvicofacial.
A dificuldade na aquisição da linguagem na infância pode acontecer por diversos motivos: problemas de audição, neurológicos ou de vista. Também pode ser causada por fatores emocionais e psicológicos. Alguns distúrbios mais comuns são gagueira, troca de letras, problemas de articulação, dislexia e atraso na linguagem.
O papel do fonoaudiólogo que trabalha na área da linguagem é proporcionar o desenvolvimento das habilidades da criança e a sua inclusão social. Ele deve fazer o estudo, a avaliação, o diagnóstico do distúrbio e prosseguir com o tratamento dos transtornos relacionados à comunicação oral e escrita.
Para o tratamento ser efetivo, é preciso que o fonoaudiólogo conheça os métodos e abordagens mais adequados para cada situação e faixa-etária. Toda criança é única, por isso é tão importante que o terapeuta conheça o pequeno paciente a fundo e estabeleça uma conexão com ele para saber de suas reais necessidades.
Algumas especialidades importantes da área da fonoaudiologia são: Método das Boquinhas, Prompt, Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Disfagia, Voz, Estimulação do Processamento Auditivo Central (PAC), Fonoaudiologia Educacional e Saúde Coletiva.